Neste mês as atenções estão voltadas para o Outubro Rosa, que tem como objetivo estimular a participação da população feminina no controle do câncer de mama, a partir de diagnóstico precoce. As bibliotecas administradas pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) estão com programação especial, voltadas para o combate, conscientização e prevenção da doença com profissionais especializados.

A Biblioteca de Extensão terá uma ação itinerante, por meio da Biblioteca Móvel, que fará painel expositivo com informações sobre o que é o câncer de mama, diagnósticos, formas de prevenção e depoimentos de mulheres que já passaram pelo tratamento. O painel ficará disponível, na quarta-feira (5), das 9h às 16h, no Instituto Pestalozzi, em Ondina.

Já na sexta-fera (7), o painel estará no Instituto Central de Cidadania (ICEC), em Pernambués. E no Museu de Arte Moderna (MAM), na Avenida Contorno, no domingo (9). O painel também estará na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), entre os dias 14 e 16 de outubro; em Dom Avelar, dia 19; em Fazenda Coutos, no dia 21; e em Periperi, no dia 26.

No dia 20 de outubro, a Biblioteca Juracy Magalhães Jr, em Itaparica, promoverá a palestra ‘Tudo rosa em outubro’, que contará com a participação da ginecologista, obstetra e mastologista, Drª Elisabete Costa; e da representante de cosméticos, Luciana Trindade. A unidade promoverá uma série de atividades junto à comunidade e terá depoimentos de mulheres que vivenciaram a doença e dinâmicas que visam alertar sobre a importância do autoexame. Os benefícios da atividade física regular e a necessidade de ter qualidade de vida como prevenção também serão tratados na palestra, que acontece às 15 h.

Já a Biblioteca Juracy Magalhães Jr, do Rio Vermelho, em Salvador, promoverá a palestra ‘Neoplasias, uma realidade que devemos conhecer’ no dia 25 de outubro, às 9h. A atividade será ministrada pelo nefrologista pós-graduado em Epidemiologia Clínica, Dr. Fernando Santos, que esclarecerá que a doença neoplástica pode ser benigna ou maligna (câncer) e pode atingir a todas as faixas etárias.

Sistema

As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, sendo uma delas a Biblioteca de Extensão com duas unidades móveis, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual Consuelo Pondé). O Sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

Fonte: Ascom/Secult