Produtores de ostras da comunidade quilombola de Iguape, em Cachoeira, no Recôncavo, serão beneficiados com a doação de ferramentas para o desenvolvimento da ostreicultura na região. As ferramentas serão entregues, neste sábado (29), pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), durante a VIII Festa da Ostra, que acontece no município.

Serão doados 50 travesseiros (locais onde ficam depositadas as sementes de ostras, conhecidas como cria de ostras, para crescimento) com capacidade para 60 ostras cada, e rolos de cordas para a montagem das estruturas de cultivo. Os técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da Bahia Pesca acompanham as atividades aquícolas de Iguape desde 2008, quando o projeto de ostreicultura foi implantado no município. A comunidade do Iguape produz cerca de 100 mil ostras por ano.

“Orientamos os produtores durante todo o processo, desde a obtenção da dispensa de licença ambiental, coleta das sementes no manguezal, montagem das mesas (estruturas de sustentação dos travesseiros), instalação dos travesseiros e a limpeza das ostras com retirada de organismos”, explica o biólogo da empresa, Brunno Falcão.

Fonte: Ascom/Bahia Pesca