Quem circula pela região do Centro Histórico de Salvador com veículos ou motocicletas já deve ter se deparado com uma dificuldade comum na capital: onde estacionar com segurança e tranquilidade. A partir deste final de semana, os baianos e visitantes que transitam durante o dia, e também aqueles que aproveitam a vida cultural noturna no centro contam com mais 280 vagas de estacionamento em dois espaços. Um terceiro local passa por ajustes finais de reforma e até o final da próxima semana, com 76 vagas para carros e motos, ultrapassando a marca de 350 vagas, no total, na região. As medidas só foram possíveis depois da intervenção do Governo do Estado, em julho desse ano, que retomou a posse de antigos estacionamentos para garantir um serviço melhor à população.

Nesta sexta-feira (14), já está em funcionamento o maior dos novos estacionamentos, localizado abaixo da Praça das Artes, na Baixa dos Sapateiros. O acesso é pela rua J.J. Seabra, com 200 vagas para carros e 40 para motocicletas, aberto 24 horas durante todos os dias da semana. No sábado (15), começará o funcionamento da área no subsolo do Largo Jubiabá, no Carmo, com acesso pela rua do Passo, oferecendo 30 locais para carros e 10 para motos. E até o final da próxima semana, já tem inauguração do estacionamento que fica abaixo do Largo Pedro Arcanjo, no Pelourinho, com 76 vagas (56 para carros e 20 para moto).

As estruturas passaram por reformas, sob responsabilidade do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). “Encontramos essas estruturas em péssimo estado de conservação e demos uma nova vida a esses espaços. Para isso, foi realizada manutenção nas instalações elétricas, melhorando a iluminação; nas instalações hidráulicas, colocando os banheiros, que estavam fechados, para funcionar; pinturas no interior do estacionamento; além de algumas recuperações na estrutura de concreto, revestimentos. Isso tudo com mão-de-obra e materiais que o Instituto tinha em estoque, o que reduziu muito o custo do investimento”, explicou o coordenador de conservação predial do Ipac, Fernando Caldeira.

Funcionamento

Os espaços estão sob administração da empresa Parecar, contratada emergencialmente para os próximos seis meses. A tarifa é fixa de R$7, para a primeira hora, e R$ 3 para cada hora adicional. Já os horários de funcionamento variam um pouco. O estacionamento da J.J. Seabra está aberto 24 horas, enquanto os outros dois espaço abrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h, e, nos finais de semana funcionam 24 horas.

Repórter: Anna Larissa Falcão