O Batalhão de Polícia Rodoviária da PM (BPRv) recebeu, nesta terça-feira (18), meninos e meninas atendidos pelo Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (Nacci) e alunos da Escola Municipal Batista de Valéria, na sede em Àguas Claras, em Salvador. Com o objetivo de melhorar a relação com a população e celebrar o mês das crianças, a iniciativa faz parte do projeto Quartel de Portas Abertas que busca aprimorar a comunicação e estreitar laços com os moradores de comunidades carentes.

O comandante do BRPv, Tenente Coronel Nilton Paixão, fala da importância do projeto. “É uma forma de mostrar o lado social da polícia e nos aproximar cada vez mais das comunidades, principalmente das crianças, que são o nosso futuro. Estamos aqui para que elas tenham uma visão diferente, uma nova ideia do que é a Polícia Militar. Queremos, acima de tudo, mostrar que a polícia é uma instituição que serve a todas as pessoas”, afirmou.

No evento, a garotada se divertiu bastante com o mascote do batalhão, o Rodovito, e assistiu a palestras sobre educação no trânsito e demonstração com cães da Polícia de Choque. Ao final da atividade foi servido um lanche que reuniu os policiais às crianças. Para a professora Marinalva Cruz a interação com o batalhão serve para quebrar paradigmas. “As crianças aprendem aqui sobre um policial amigo, pra acabar com a ideia que se tem nas áreas mais violentas da cidade”.

Para o psicólogo do Nacci, Mauro Cunha, interações como essa também ajudar a aliviar a árdua batalha que as crianças enfrentam na instituição. “O tratamento oncológico é muito invasivo e doloroso e a rotina desses pacientes fica restrita aos hospitais. Por isso, quando aparece essa oportunidade como essa é muito legal. Eles interagem com outras crianças, tem a parte educativa, tem o lazer, a diversão com animais. Esse ambiente é extremamente importante para que eles possam viver a infância, apesar da dureza do tratamento”.

As atividades do projeto acontecerão mais duas vezes nesta semana. Na quarta-feira (19), serão realizadas atividades recreativas para 150 crianças das comunidades de Porto Sauípe, Vila Sauípe e Curralinho com a guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), na base que fica na BA-099, km 74, em Vila Sauípe (em frente ao complexo de Sauípe). Na sexta feira (21), está programado um passeio ao Playland do Shopping da Bahia, das 14h às 17h, para 45 crianças atendidas pelo Nacci.

Repórter: Tácio Santos