Para melhorar a comunicação entre a população e o governo, a Ouvidoria Geral do Estado (OGE), em parceria com a Secretaria de Administração (Saeb), realizou a primeira capacitação da rede de ouvidorias especializadas na manhã desta terça-feira (11). A formação, voltada para membros de setores da Secretaria de Educação do Estado (Sec), tem como objetivo promover a integração do grupo, fortalecendo e unificando os procedimentos para aperfeiçoar a gestão pública.

O ouvidor geral do estado, José Maria Dutra avalia a capacitação como oportunidade de aperfeiçoamento. “Hoje estamos trocando experiências sobre elementos que consideramos importantes para melhorar as ações das entidades administrativas. Nosso objetivo é estabelecer o bom relacionamento com o cidadão e aperfeiçoar a nossa escuta para entender o que ele está buscando. A informação que recolhemos dessa interação, nos ajuda a aprimorar o entrosamento com a direção dos órgãos e o trabalho prestado à sociedade”, explica.

Durante o evento, os servidores foram apresentados à metodologia utilizada pela Saeb, que já utiliza a ouvidoria como ferramenta de gerenciamento. A ouvidora titular da secretaria, Cassiana Rodrigues, explica. “Nós aproveitamos as informações coletadas durante a interação com as pessoas que nos procuram para resolver questões. Essas informações são analisadas e direcionadas para a melhoria de ações, principalmente através das reclamações e denúncias, que ajudam a definir o que pode ser melhor”, afirma.

Para Liliana Azevedo, ouvidora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a formação fortalece a democracia, uma vez que a melhora do serviço permite avaliar a qualidade de atuação dos gestores públicos. “É fundamental para o bom funcionamento de qualquer governo que existam ouvidores preparados. E essa troca de experiências aqui é muito importante para nosso trabalho, nos ensina como oferecer um serviço melhor e mais eficiente”.

Criada há 13 anos de acordo com a Lei de Acesso à Informação, a OGE tem ampliado os mecanismos para proporcionar transparência na administração pública. Além do projeto Ouvidoria nos Bairros, que leva os serviços até as comunidades, o cidadão pode ter acesso à OGE pelo site do órgão ou pelo telefone 0800-284-0011. Presencialmente, as opções são o prédio da sede (3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, Centro Administrativo da Bahia) e os postos de atendimento do SAC Móvel.

Repórter: Tácio Santos