O Programa e Preparação Para a Reserva e Aposentadoria (PPRA) da Polícia Militar (PM), fruto do Prêmio de Boas Práticas do Servidor, tem como objetivo preparar o policial militar e servidor civil, com mais de 28 anos de serviço, para a reserva ou aposentadoria. O PPRA, que está na 21ª edição, já beneficiou a mais de 2 mil servidores.

Ao ingressar no programa, o policial militar é retirado do serviço de sua atividade fim, quer seja administrativa ou operacional, e é apresentado à Coordenadoria de Interatividade do Veterano para que possa participar, durante sete dias, de palestras, atividades físicas e lúdico recreativas, em companhia dos familiares.

De acordo com idealizador do PPRA, o tenente-coronel Josemar Silva da Cruz, antes do programa, o servidor recebia a informação de que seria transferido para a reserva através do Boletim Geral da PM ou através do Diário Oficial do Estado (DOE). "Uma mudança dessa natureza gerava um impacto grande, aliado às consequências desastrosas para a vida e a família do servidor", disse. Para Cruz, o PPRA é importante porque respeita a necessidade de melhorar a qualidade de vida do PM após o tempo de serviços prestados. Confira a matéria completa no site da Secretaria da Administração.


Fonte: Ascom/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)