Leitura com jovens e crianças, oficinas de recicláveis, apresentação de palhaço e saraus literários, foram algumas das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Móvel de Extensão (Bibex), nessa sexta-feira (14), na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). A programação, promovida pela Fundação Pedro Calmon (FPC), fez a alegria das crianças e adultos que estiveram presentes na Praça do Cineteatro, onde acontece a programação da Fliquinha.

A diretora da Biblioteca de Extensão, Silvia Cunha, comenta sobre o encantamento das crianças pela leitura. “Estamos disponibilizando um acervo de mil livros, e a gente percebe a alegria da criançada participando de nossas atividades, elas gostam bastante das atividades que envolvem leitura, ficam fascinadas”.

Para Débora Caribé, mãe do pequeno Pedro, de 5 anos, as atividades estimulam as crianças a interagir em com o universo lúdico da literatura. “Eu acho muito valioso, trouxe meu filho e me surpreendi, essas coisas ajudam a levar arte para as crianças, de uma forma leve, gostosa, como uma brincadeira. É bacana, vim visitar a Flica e me encantei com a Fliquinha”.

Além da programação oferecida pela Bibex, o público também pode aproveitar o trabalho de contação de histórias infantis promovido pela Secretaria de Educação. Na Praça Dois de Julho, está instalado o Cantinho da Leitura, uma das atrações mais procuradas pelas crianças. Todos os interessados no lúdico universo infantil poderão conferir o espaço também até o domingo. A contação de histórias acontece às 9h, 14h e 17h.

Repórter: Tácio Santos