No mês em que se comemora o Dia do Professor (15 de outubro), o Programa Saúde do Professor, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado, está promovendo uma série de oficinas nas escolas, com a participação do jornalista e radialista, Jefferson Beltrão, sobre o tema ‘Os Quatro S´s do Sucesso’. A ação começou pelo Colégio Estadual Alfredo Agostinho de Deus, em Lauro de Freitas.

A coordenadora do Programa Saúde do Professor, Regina Borges, diz que a proposta da ação “é realizar um bate papo com os professores. Propomos o diálogo sobre outras possibilidades e reflexão para almejar o tão sonhado sucesso na vida pessoal e profissional. O objetivo é motivar e mostrar aos professores e servidores outras estratégias para alcançá-lo”, comenta.

O jornalista Jefferson Beltrão destaca a importância da atividade. “Estamos trabalhando com os professores um tema mais motivacional para mostrar a eles que podem modificar a realidade em que atuam, através da relação com o ambiente e com as pessoas”, explicou. Ele ainda ressalta que “esse é o segredo dos quatro S´s do sucesso: sabedoria, segurança, simplicidade e simpatia. Com isso, o educador pode contribuir para conquistar sua autoestima e influenciar positivamente na unidade escolar”.

Programa Saúde do Professor
(Foto: Claudionor Júnior)

O professor de Espanhol, Leandro de Souza Gonçalves, do Colégio Estadual Alfredo Agostinho de Deus, fala que esta abordagem é agregadora. “Eu achei excelente esta temática porque nos dá uma visão diferente da percepção de sucesso. Além, é claro, de nos alertar para a importância de sempre estarmos trabalhando a nossa autoestima”, ressalta.

Ginástica laboral

Na sede da Secretaria, estão retomadas as atividades de ginástica laboral. A professora de educação física, Lorena Sampaio Rios Azevedo, percorre as salas, interage com os colaboradores e realiza atividades práticas que contribuem para a prevenção de lesões e doenças relacionadas ao trabalho através de um conjunto de exercícios.

Programa Saúde do Professor
(Foto: Claudionor Júnior)

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado