Fortalecer a construção do conhecimento e atender necessidade de formação de professores no que se refere às potencialidades pedagógicas, a partir da interação com os videogames, é o que pretende o Instituto Anísio Teixeira (IAT), vinculado à Secretaria da Educação do Estado, ao realizar no dia 11 de outubro, a palestra ‘Games e Educação: delineando possibilidades pedagógicas’.

A atividade, aberta ao público, acontece das 14 às 17h, no auditório do IAT, em Salvador, e será transmitida para as telessalas dos 27 Núcleos Regionais de Educação da Bahia (NRE). Estará presente o doutor em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Vitor Cayres, também pesquisador de desenvolvimento de jogos educacionais, no Centro de Pesquisa Comunidades Virtuais da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

A diretora de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do IAT, Kátia Ramos, ressalta a importância da palestra por contribuir para melhoraria da prática pedagógica. “O objetivo é proporcionar ao professor uma visão ampla sobre as possibilidades pedagógicas do uso de games na educação. O conceito de gamificação vai além dos jogos eletrônicos. É a possibilidade do professor tornar a sua aula mais divertida e dinâmica promovendo assim, um engajamento maior por parte dos estudantes”.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia