Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECEA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Hamilton de Araújo Silva Neto e Jálvaro Santana da Hora, receberam o prêmio de ‘Melhor Pôster’, na 5a edição do Congresso Brasileiro de Gestão de Ciclo de Vida, realizado no final de setembro na cidade de Fortaleza (CE).

O artigo intitulado ‘Avaliação do ciclo de vida do abastecimento de água residencial com captação fluvial pela concessionária comparado à captação pluvial in loco’, foi elaborado em conjunto com os professores Eduardo Cohim, da Uefs, e Diego Lima Medeiros, da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

A avaliação de ciclo de vida (ACV) é uma metodologia atual usada na avaliação ambiental, que leva em conta os impactos de um produto na cadeia produtiva, desde a extração das matérias primas até o seu descarte final. É utilizada para quantificar a eco eficiência de produtos e comunicá-los aos consumidores, comparar o desempenho ambiental de produtos e serviços, além de fazer parte do programa do curso de mestrado, havendo até uma dissertação defendida com essa temática.

Fonte: Ascom/Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)