Os estudantes dos cursos técnicos de nível médio da rede Estadual de Educação Profissional, nos diferentes Territórios de Identidade, estão realizando mostras e exposições dos projetos que vêm sendo desenvolvidos ao longo do ano, focando, principalmente, em Tecnologia e Sustentabilidade. No CEEP em Recursos Naturais do Centro Baiano, em Xique-Xique, está sendo realizada, até esta quinta-feira (27), a V Feira de Sabores e Saberes, onde os estudantes abordam o tema ´Sustentabilidade: Perspectivas e Desafios para Convivência com o Semiárido’, por meio de palestras, oficinas e momentos culturais. Participam estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Agropecuária, Pesca, Agroecologia e Meio Ambiente.

Estão sendo apresentados, por exemplo, projetos sobre a Caatinga, destacando a diversidade da fauna e da flora, os riscos de extinção e principais ameaças para esse bioma. Em outra sala temática, os alunos abordam como é possível aliar os arranjos produtivos locais com a sustentabilidade. No evento, aberto ao público, os futuros técnicos de nível médio também ensinam como fazer sabão e defumar pescado e como manejar caprino e ovinos, e realizam mini-curso sobre economia solidária. Em parceria com a Companhia Desenvolvimento Vale São Francisco (Codevasf), estão sendo apresentadas algumas ações da Companhia na defesa do Rio São Francisco.

A diretora do CEEP em Recursos Naturais do Centro Baiano Maria Gorete de Miranda Alves diz que a iniciativa é essencial para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “Este evento é muito importante para a troca de experiências entre o aluno e o público em geral, como forma de enriquecer discussões dos mais diferentes temas propostos”, afirma.

Educação
(Foto: Ascom/Educação)

Já Em Ilhéus, a V Semana Tecnológica, promovida pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Logística, Transporte e Produção Industrial (CEEP), segue até sexta-feira (28). As atividades começaram na terça-feira (25), com estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Teatro, Logística, Recursos Pesqueiros, Eletromecânica e Turismo, que participam de seminários, minicursos, oficinas, palestras, mesas-redondas com temas relacionados aos cursos técnicos oferecidos. A perspectiva é mostrar à sociedade da região o potencial dos cursos e, principalmente, como os estudantes estão sendo preparados para o mundo do trabalho. Estão participando especialistas nas respectivas áreas, vindos de instituições como a Universidade Regional de Blumenau (Furb) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Estudante do curso técnico de Logística, Ana Caroline Santos definiu o evento como uma iniciativa que ajuda na aproximação dos estudantes com o mercado de trabalho. “É um evento que traz experiência prática para nós, através do qual podemos absorver o máximo das palestras e minicursos oferecidos, agregando valor ao currículo”, avalia. É o que também pensa a diretora do CEEP, Deíze Silva Santana. “Nosso objetivo aqui é instigar, para que nossos alunos entendam o potencial que têm e, assim, se descubram seres empreendedores”, pontua.

Educação
(Foto: Ascom/Educação)

Fonte: Ascom/Educação