Para os estudantes do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, localizado no município de Elísio Medrado, na região centro norte, palavras como reconhecimento, carinho e gratidão definem o que sentem pelo professor Ivan Silva, que atualmente atua como gestor da unidade escolar. Por isso, eles prestam todas as homenagens ao docente pelo Dia do Professor (15 de outubro).

A dedicação do gestor, aliada ao compromisso da equipe de professores, fez com que a escola se tornasse referência em Educação. A unidade é considerada uma das 18 melhores do mundo em gestão democrática e protagonismo estudantil pelo Centro de Referências em Educação Integral, vinculado à ONG Associação Cidade Escola Aprendiz, com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

lísio Medrado colégio
A dedicação do gestor, aliada ao compromisso dos professores, fez a escola referência em Educação

Além disso, a unidade escolar obteve destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nos últimos anos, saltando de 4,1 em 2013, para 5,2, em 2015, superando a meta prevista para 2019. Com tantas conquistas, os estudantes têm motivos de sobra para expressar o respeito pelo educador, como afirma Isaías Jesus Netto, 17 anos, do 3º ano. “O diretor Ivan é muito mais do que um simples gestor. Nós estudantes temos ele como um pai. Eu o acompanho desde quando entrou na escola, em 2012, como professor de Geografia, sempre atencioso e preocupado com o bem-estar dos seus alunos”.

Mileide Santos, 16, do 2° ano, diz que se sente orgulhosa de estudar no colégio que tem tantas boas referências. “Aqui, da diretoria à sala de aula, somos todos, verdadeiramente, uma família. Isso é fruto de uma gestão democrática, unida, séria, responsável e que se preocupa com os estudantes. Somos gratos a ele por esses motivos. Carismático, alegre, torcedor, simpático, procura sempre se aprimorar como pessoa, professor, gestor e principalmente, amigo. Temos um diretor que vive numa correria e é sempre presente e sem dúvidas é o nosso exemplo”.

Elísio Medrado colégio
"Sou feliz no que faço, acho massa ser professor, tenho orgulho desta profissão", diz Ivan Silva.

Gustavo Lousado de Almeida, 17, 3° ano, acredita que “por não ser autoritário, mas sim, trabalhar sempre através do diálogo, sua relação com os alunos é de amizade e familiaridade, contudo, sem perder o profissionalismo”. Ana Vitória Santos, 16, do 2º ano, afirma que Ivan contribui para a escola ser “um lugar agradável, que nos estimula a participar dos projetos e faz de tudo para ajudar a todos”.

O diretor fica feliz pelo reconhecimento, fato que o motiva ainda mais a contribuir pela melhoria da educação pública. “A gestão democrática desenvolvida aqui no colégio é entendida como a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar”. Segundo ele, o sucesso do trabalho é resultado da união entre professores, funcionários, estudantes, família e colegiado escolar. “Exerço de forma humilde a minha liderança como base na construção coletiva, incentivando o compromisso, a qualidade e a responsabilidade de maneira a inovar o processo educacional. Sou feliz no que faço, acho massa ser professor, tenho orgulho desta profissão, com ela procuro contribuir com o bem-estar de nossa sociedade”.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado