Foi publicado, no Diário Oficial da União desta quinta-feira (6), o empenho e a transferência de recursos da ordem de R$ 5.095.655,90 milhões, do Ministério da Integração Nacional, para obras de contenção de encostas em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). “Candeias é uma das principais cidades da RMS e está entre as prioridades do Governo do Estado por conta do número de afetados pelas fortes chuvas do ano passado e das pessoas que ainda moram em áreas de risco”, afirma o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins.

São três encostas já autorizadas pelo Ministério da Integração, com execução a cargo da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder). “Assumimos o compromisso de que a equipe da Conder vai acelerar, ao máximo, o processo de licitação e, assim que a licitação for publicada, as obras terão início imediato”, assegura Carlos Martins.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Obras de contenção de encostas vão beneficiar moradores de Candeias
(Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

O aporte foi solicitado pelo Governo do Estado em setembro de 2015, em caráter emergencial, por conta dos estragos provocados pelas fortes chuvas de abril, quando o município decretou situação de emergência. “São obras que representam segurança para as famílias que vivem sob o risco de desabamentos. E incluem intervenções de infraestrutura e urbanização, com pavimentação de ruas, colocação de escadas e ainda um projeto de macrodrenagem, para garantir mais qualidade de vida à população”, acrescenta o secretário.

Fonte: Ascom/Sedur