A equipe de engenharia da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) esteve na Avenida J.J.Seabra, em Salvador, nesta semana, para acompanhar os ajustes finais da obra de requalificação urbana da Baixa dos Sapateiros, que deve ser concluída até dezembro. Além de percorrerem toda a extensão da via, os engenheiros foram ao local onde se constrói uma nova praça e checaram também o trabalho de instalação da nova iluminação pública, bem como os testes técnicos para rebaixamento da fiação de telefonia e internet.

A histórica avenida ganhou novo asfaltamento e teve recuperados os passeios e praças. Espaços até então deteriorados na região, como Quartel do Corpo de Bombeiros, Praça dos Veteranos e Ladeira do Pax, foram reformados. Com investimentos estaduais da ordem de R$ 13,8 milhões, o projeto teve início no Aquidabã, passando por toda a JJ Seabra até o Largo da Barroquinha. “Estamos instalando luminárias em LED em substituição às antigas de sódio e ampliando com 22 novos pontos a iluminação em praças e largos da região”, explica o superintendente operacional da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), Milton Melo.

Além de mais eficiente, a tecnologia que está sendo utilizada irá reduzir o custo da iluminação pública. Segundo Melo, já foram instaladas 121 das 147 luminárias previstas em toda a extensão da avenida. A Conder está providenciando ainda a substituição dos postes antigos por novos. “Estamos instalando redes compactas para diminuir a poluição visual provocada pela grande quantidade de fios na Baixa dos Sapateiros”, explica o superintendente.

A obra de requalificação ainda contempla a construção da Praça Ary Barroso, já em andamento. Localizada em frente ao Lar Franciscano do Asilo Santa Isabel, a nova praça terá um investimento de R$ 800 mil, que vai permitir a realização de serviços de paisagismo, iluminação, piso, bancos e recuperação dos elementos arquitetônicos. A área possui 470 metros quadrados.

Fonte: Ascom/Dircas