Dois CDs e um DVD do projeto ‘A Cartilha do Samba Chula’, que tem o patrocínio da Natura Musical e do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, serão lançados na noite desta sexta-feira (14), no Teatro Sesc Pelourinho, em Salvador, com ingressos a preço popular (R$ 5 e R$ 10). Haverá exibição do documentário e apresentação dos grupos ‘Coisas do Berimbau’, de Conceição do Jacuípe, e ‘Filhos da Terra’, de Terra Nova, cidades localizadas no Recôncavo.

samda de chula

No domingo (16), o lançamento acontece Santo Amaro, na Casa de Samba de Santo Amaro, e no Teatro Dona Canô, com entrada gratuita e exibição de documentários e mesas redondas com estudiosos do assunto, além da apresentação de outros grupos de Samba Chula. A ação é resultado de atividades cênicas e musicais registradas por meio de audiovisuais, divididas em três modalidades – a viola machete, a chula cantada com pandeiro, e o samba miudinho e prato-e-faca.

O projeto foi criado a partir dos saberes de transmissão oral dos cantadores de chula e tocadores de viola, num processo de ensino e aprendizagem em oficinas realizadas nas cidades de Salvador, Saubara, São Francisco do Conde, Terra Nova e Santo Amaro durante os meses de maio e junho de 2015. É uma iniciativa da Associação Sociocultural Umbigada, idealizado pela etnomusicóloga e pesquisadora de samba KatharinaDoring, em parceria com a Rede de Casa de Samba e a Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (Asseba). Leia mais no site da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura do Estado (Secult)