Os primeiros termos de adesão ao programa Municípios Culturais, lançado pelo Governo do Estado em agosto deste ano, foram assinados com Santo Estevão, Água Fria e Santa Bárbara, no Portal do Sertão, Andaraí e Souto Soares, no Território da Chapada Diamantina, Senhor do Bonfim, Território Piemonte Norte do Itapicuru. Todos os municípios baianos estão convidados a fazer parte deste processo, tendo a data limite de 31 de março de 2017 para formalizar o interesse.

O propósito do programa é fortalecer o setor cultural em todo o estado. A iniciativa realizada pela Secretaria de Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), demanda um trabalho inicial de mobilização dos entes públicos municipais para adesão a esta ação, que prioriza a consolidação do Sistema Estadual de Cultura e a promoção de ações culturais estruturantes.

Os representantes territoriais da Secult estão atuando de perto junto às prefeituras para prestar todo atendimento e motivação necessária aos municípios. Alguns outros já sinalizaram o envio de suas respectivas documentações por Correios e devem estar sendo entregues nos próximos dias. Assim que recebidos, cumprindo-se todas as exigências documentais do programa, os termos de adesão são encaminhados para assinatura do secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, e posterior publicação no Diário Oficial do Estado. Leia mais no site da Secult.

Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura do Estado (Secult)