Uma programação especial para divertir a garotada será oferecida pela Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), nesta quarta-feira (12), às 9h, no Palacete das Artes, no bairro da Graça, em Salvador, para celebrar o Dia das Crianças. Com o nome sugestivo de ‘Osbacuris, o evento, com entrada gratuita, acontece em dois momentos – a Feirinha para Experimentação Infantil, seguida de Concerto Especial, no final da manhã.

A feirinha terá seis ‘cantinhos’, sendo cada espaço dedicado a um naipe – Cordas, Madeiras, Metais, Percussão, onde os músicos tocarão peças conhecidas do universo infantil. Além de ouvir as canções, os pequenos podem “colocar a mão na massa” e tocar alguns dos instrumentos, sob a orientação dos músicos da Osba.

Osba

Haverá também um cantinho para Composição e outro para Regência, este último sob o comando do maestro Carlos Prazeres, regente titular e curador artístico da Osba. Nesse espaço, as crianças terão um pódio e estante de partituras com tamanho adaptado, para que possam praticar, imaginar e sentir a emoção de reger uma orquestra.

No cantinho Composição haverá um quadro com pautas e notas, pausas e outros sinais da notação musical, onde as crianças podem criar suas próprias músicas, que serão tocadas por um integrante da orquestra. Para encerrar em grande estilo as atividades, às 11h acontece a apresentação do Concerto Especial da Osba, dedicado a todas as crianças. O evento tem o apoio do programa Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia).

Fonte: Ascom/secretaria de Cultura do Estado (Secult)