O Laboratório de Educação Digital: Museu, Arte e Cultura da Diretoria de Museus (LabDimus), unidade da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura da Bahia (Ipac), leva nesta quarta-feira (12), às 10h, os alunos do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Vivaldo Costa Lima para comemorar o Dia das Crianças na Praça das Artes, no Pelourinho/Centro Histórico de Salvador, onde eles terão à disposição brincadeiras e os brinquedos de antigamente. Os brinquedos foram confeccionados com resíduos sólidos (garrafas pet, papelão, entre outros) e as brincadeiras serão apresentadas pela própria equipe do LabDimus.

No Parque Histórico Castro Alves, localizado em Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo, a data também está sendo comemorada durante o mês dedicado às criança, com o projeto ‘Brincando Como no Tempo de Nossos Avós’. O objetivo é resgatar tradições e culturas atualmente substituídas por brinquedos e jogos eletrônicos. A coordenadora do espaço administrado pelo Ipac, Diogenisa César, explica que serão apresentadas brincadeiras simples, como as que se faziam nas ruas ou nos quintais das casas.

"As crianças podem usar objetos e utensílios fáceis de encontrar e improvisar um novo jogo, como ‘Cinco Marias’, ‘Escravos de Jó’, ‘Amarelinha’, ‘Esconde-Esconde’, ‘Passar Anel’, ‘Batata Quente’, entre outras. O contato com estas antigas brincadeiras vai proporcionar momentos de criação, interação e muita diversão”, enfatiza a gestora. O museu pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 9 às 12h e 14 às 17h. Fins de semana e feriados, das 9 às 14h, com, entrada gratuita.

Fonte: Ascom/Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac)