Em comemoração ao mês das crianças, o Núcleo do Neojiba da Liberdade, localizado no Parque do Queimado (Rua Saldanha Marinho, s/n, Caixa D’ Água), abre as portas à comunidade para o Mutirão do Registro Civil de Nascimento e Documentação Básica. O serviço de documentação, oferecido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS), no âmbito do programa Pacto pela Vida, acontece nesta sexta-feira (21), das 9 às 13h.

O objetivo é promover o acesso e conscientizar a população sobre a importância da documentação civil básica, porta de entrada para a garantia de direitos civis e sociais, além de levar orientação às famílias para combate ao sub-registro civil de nascimento. A ação disponibilizará a gratuidade da 2ª via da certidão de nascimento e de casamento e ainda agendamento da 2ª via da carteira de identidade. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada e limitados à quantidade de senhas distribuídas.

Na parte manhã acontecem atividades culturais, com apresentação musical das crianças do Núcleo do Neojiba da Liberdade (SJDHDS), a Biblioteca Móvel de Extensão (Bibex), da Fundação Pedro Calmon, unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), e atividades recreativas infantis oferecidas pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O Centro de Referência da Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e Conselho Tutelar do bairro da Liberdade levam seus serviços, com a parceria da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps).

Importante patrimônio histórico da cidade de Salvador, localizado no bairro da Liberdade, o Parque do Queimado tem projeto de revitalização e restauro concluído e aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Ministério da Cultura (MinC). O local vai abrigar a sede do programa Neojiba, da SJDHDS.

Fonte: Ascom/ Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS)