Os jovens soteropolitanos que queiram participar dos cursos profissionalizantes do Semente de Ciência – Help Desk (suporte ao usuário em informática), Eletricista e Pedreiro – têm até o dia 9 para realizar a inscrição. Uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), em parceria com a Associação Voluntários para o Serviço Internacional – Brasil (AVSI Brasil), o projeto oferece, neste semestre, um total de 280 vagas destinadas a jovens moradores em comunidades caracterizadas pela vulnerabilidade social.

A inscrição deve ser feita no hotsite do projeto. O interessado também pode se inscrever presencialmente, no Centro de Educação Desportiva e Profissionalizante (CEDEP), bairro de São João do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Todos os candidatos inscritos realizarão uma prova com questões de Português, Matemática e Redação, no dia 10 ou 11 de outubro, conforme lista publicada no site da inscrição e na fanpage do Semente de Ciência.

No dia 18, será divulgada a lista dos selecionados para a etapa seguinte do processo seletivo: a entrevista com educadores e coordenadores do projeto. Aprovados, os jovens poderão se matricular a partir do dia 27. Destinados a jovens com idade entre 16 e 24 anos, os cursos profissionalizantes são totalmente gratuitos e têm carga horária de 400 horas (Helpdesk e Pedreiro de Obras) e 480 horas (Eletricista Predial).

Os cursos duram cinco meses, com aulas de segunda a sexta, nos turnos matutino e vespertino. Além da formação técnica, os alunos recebem fardamento, lanche e certificado no final do curso e participam de uma seleção interna para encaminhamento ao mercado de trabalho.

Fonte: Ascom/SJDHDS