A loja do extinto Instituto Mauá, localizada no Porto da Barra, e que hoje abriga um showroom de peças do artesanato baiano com o selo ‘A Bahia Feita à Mão’, está no roteiro do Rolé Brasil, por Salvador, que acontece neste sábado (8). O projeto realiza passeios guiados feitos a pé por roteiros da cidade, sendo esta a segunda edição da atividade na capital baiana.

A primeira experiência ocorreu dia 18 de junho deste ano, quando foram percorridos pontos históricos do Campo Grande e Corredor da Vitória, com adesão gratuita do público. O espaço da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre) permanece aberto, de segunda à sexta, das 9 às 18h, para receber baianos e turistas “que buscam um artesanato certificado com a originalidade da alma baiana”, como explica o secretário Álvaro Gomes.

artesanato
Público participante do projeto vai conhecer artesanatos do selo ‘A Bahia Feita à Mão’

No local, dezenas de artesãos expõem e comercializam produtos de várias tipologias, como cerâmica, tecelagem, papel machê, reciclados e patchwork. Os organizadores do projeto anunciam que o público vai passar ainda pelo Edifício Oceania, Farol da Barra, Museu Náutico da Bahia, Avenida Sete de Setembro, Forte de Santa Maria, Rua do Forte São Diogo, Forte de São Diogo, Praça Santo Antônio da Barra, Igreja de Santo Antônio da Barra e Cemitério dos Ingleses.

Iniciado no Rio de Janeiro, o projeto Rolé Brasil já realizou mais de 20 passeios, reunindo um público de mais de 12 mil pessoas. Depois de quatro anos se expandiu para outras capitais, chegando a Salvador, São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis e Fortaleza. Segundo os organizadores, o objetivo da iniciativa é difundir a ideia de que a cidade é uma plataforma em constante construção, sendo a história um elemento importante para sua compreensão e potencial transformação. Mais informações estão disponíveis no Portal do Trabalho.

Fonte: Ascom/Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre)