Metal, fios, fibras, argila, pedras, madeira, sementes, tecido, cerâmica, e coco. Esses materiais são utilizados por artesãos baianos em suas delicadas peças de artesanato, preparadas para encantar os olhos dos visitantes da Feira de Artesanato Brasil Original, que acontece até este domingo (23), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

artesanato

Os artesãos baianos foram selecionados pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), por meio de edital, e contemplados em suas respectivas tipologias. “Na feira, que é uma grande vitrine nacional, eles divulgam e comercializam produtos autênticos”, destaca a coordenadora de Fomento ao Artesanato da Secretaria do trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre), Emília Almeida.

A proposta da Feira Brasil Original, segundo ela, “é ampliar a visibilidade desses produtos e de seus produtores perante o mercado paulista”. Destacam-se entre os baianos presentes no evento Silvana Grappi, Evanira dos Santos, Denisval de Souza, Valdemira Floquet, Reinaldo Santos e Jan Araújo.

artesanato

Fotos: Ascom/Setre

Na feira, o visitante encontra a mais diversidade de técnicas e materiais brasileiros, além de uma oportunidade de garantir a inspiração para o presente de Natal. O evento conta com espaços especiais, como o do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), PAB e a Área do Conhecimento, na qual são realizadas palestras e oficinas.

Fonte: Ascom/Secretaria do trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre)