A partir do dia 17, o Neojiba inicia novas atividades no Nordeste de Amaralina, em Salvador, como parte das ações do Programa Pacto Pela Vida, do Governo do Estado, realizado por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). A primeira turma do novo Núcleo de Prática Orquestral e Coral vai atender 90 crianças e adolescentes entre 8 e 18 anos para atividades de iniciação musical e aulas de instrumentos de sopro.

O Núcleo Nordeste de Amaralina irá funcionar em dois espaços do bairro: no Centro Social Urbano (CSU) e na Sociedade Recreativa da Filarmônica 1º de Maio (Espaço Diplomata). Serão abertas 60 vagas para iniciação musical para crianças de 8 a 12 anos e 30 para os cursos de instrumento para adolescentes de 12 a 18. As inscrições devem ser feitas entre os dias 6 a 14.

As aulas de iniciação musical serão realizadas no CSU, às segundas, quartas e sextas-feiras, com turmas pela manhã e pela tarde. Já os cursos de instrumentos acontecem nas tardes de terças e quintas, no Espaço Diplomata. Ambas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas no CSU (Beco da Cultura, Nordeste de Amaralina), das 13h às 16h, e no Diplomata (Rua do Norte, 38, Nordeste de Amaralina), das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Foto: Camila Souza/GOVBA
(Foto: Camila Souza/GOVBA)

Para realizar a inscrição, é preciso apresentar RG/CPF do(a) candidato(a) e do(a) responsável; comprovante de matrícula ou boletim escolar; comprovante de residência; número do NIS (se houver); cartão do SUS; e foto 3X4. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 71 3117-4844 ou no site do Neojiba.

Público prioritário

O secretário Geraldo Reis destaca que “a expansão do Neojiba nas áreas integradas de segurança pública no Estado atende a uma determinação expressa do governador Rui Costa, que reconhece este programa como estratégia de enfrentamento à vulnerabilidade social e à violência”.

O Núcleo Nordeste de Amaralina irá atender prioritariamente os moradores do bairro. “Essa é uma região prioritária para o Pacto Pela Vida, ao qual o Neojiba está integrado. É uma localidade muito populosa de Salvador, com uma cultura muito rica e um grande contingente de jovens, o que a torna muito estratégica para a expansão do Neojiba na capital”, afirma a diretora institucional do Neojiba, Beth Ponte.

Na Sociedade Recreativa da Filarmônica 1º de Maio, as aulas de instrumento têm como objetivo reativar a Filarmônica – histórica formação do bairro, fundada em 1920. Quem está à frente das atividades do núcleo é Ednei Ipojucan, integrante do Neojiba desde 2008. Apesar de ser morador do Garcia, ele tem uma relação afetiva com o bairro e a Filarmônica 1º de Maio.

“Quando eu tinha 17 anos, amigos meus que moravam no Nordeste de Amaralina me chamaram para participar dos ensaios da Filarmônica 1º de Maio e eu tomei gosto. É muito gratificante poder retornar agora e ajudar na revitalização da Filarmônica. Estou orgulhoso de poder ajudar quem um dia me ajudou”, afirma o coordenador.

Serviço:

Núcleo Nordeste de Amaralina – Cursos gratuitos

60 vagas para iniciação musical (flauta doce, coral e percussão) – Faixa etária: 8 a 12 anos
30 vagas para curso de instrumentos de sopro – Faixa etária: 12 a 18 anos

Inscrições:

– 06 e 07/10 – Centro Social Urbano (Beco da Cultura, Nordeste de Amaralina), das 13h às 16h
– 10 e 11/10 – Espaço Diplomata (Rua do Norte, 38, Nordeste de Amaralina), das 9h às 12h e das 13h às 16h
– 13 e 14/10 – Inscrição para vagas residuais
– 17 de outubro – Início das atividades do Núcleo Nordeste de Amaralina.

Fonte: Ascom/SJDHDS