Cerca de 100 mulheres de Jequié passarão por procedimento de inserção de dispositivos intrauterinos (DIU) nos dias 17, 18 e 19 de setembro, no Hospital Geral Prado Valadares. A ação faz parte do Programa Saúde da Mulher, idealizado pela primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Aline Peixoto.

Na quarta-feira (14), a partir das 8h, também no Hospital, as mulheres interessadas passarão por uma etapa de acolhimento e cadastramento. Uma vez constatado que estão com exame preventivo sem alteração, serão orientadas a realizar o beta HCG e agendadas para o procedimento.

Além disso, as mulheres participarão de palestra sobre planejamento familiar e esclarecimento de dúvidas e informações sobre o DIU, também no CSU, no mesmo dia. Para a quarta-feira, as interessadas deverão levar documento de identidade, CPF, Cartão SUS e, o mais importante, o resultado do último exame preventivo feito há menos de um ano.

Ação das Voluntárias Sociais da Bahia em Jequié

O objetivo da ação é evitar a gravidez indesejada e conscientizar as mulheres sobre o uso de anticoncepcionais. “Após a realização de todo o procedimento de inserção do DIU, ainda será garantido o exame de ultrassonografia para confirmar q o esteja bem posicionado. A partir daí, as mulheres serão acompanhadas pelas unidade de saúde mais próxima de sua residência”, explicou a voluntária Viviane Bastos.

O DIU é um dispositivo anticoncepcional que é inserido no útero por um médico especialista. A ação já contemplou mulheres das cidades de Salvador, Miguel Calmon, Várzea Nova, Várzea do Poço, Ourolândia, Mirangaba, Quixabeira, Capim Grosso e Caldeirão Grande.