Depois de apresentar os encantos da Bahia na Europa, a Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) vai intensificar a captação de turistas da América Latina. Entre os dias 1º e 4 de outubro, o órgão estará na 21ª Edição da Feira Fit América Latina, que acontece em Buenos Aires, Argentina. Esta é a primeira vez que o órgão participa com estande próprio. No mesmo país, capacitará o trade turístico no Fórum Marktur, que acontece na segunda-feira (3).

A decisão de ter estande próprio, com 75 metros quadrados, faz parte da nova estratégia da Diretoria de Promoções da Bahiatursa, que tem como um dos objetivos priorizar os parceiros, a exemplo da Argentina, o maior mercado emissor de turistas para a Bahia, responsável por 25% dos visitantes internacionais que chegam ao estado. O órgão levará o trade turístico baiano para apresentar seus atrativos no local, “visando a promoção do destino Bahia, com apresentações de capoeira, além da distribuição de fitinhas do Senhor do Bonfim, por uma baiana tipicamente trajada, e material promocional”, afirma o superintendente Diogo Medrado.

Salvador
Salvador e Baía de Todos-os-Santos, destinos turístico que atraem argentinos

De acordo com o diretor de Promoções da Bahiatursa, Celsinho Cotrim, a intenção é superar as expectativas do público e do trade para manter e apresentar aos participantes produtos e serviços da Bahia. “Em cada ação, nosso objetivo é aumentar a visibilidade da Bahia internacionalmente, além de fortalecer a imagem do estado como destino turístico rico em atrativos e produtos, apresentando sempre os quatro elementos do turismo cultural, como gastronomia, artesanato, música e indumentária típica”.

Segundo Cotrim, a participação em um evento como este proporciona geração de negócios, sobretudo, por meio da parceria com o trade turístico baiano e companhias aéreas, e a realização de palestras e apresentação de vídeo. “A participação da Bahia é de extrema importância para fomentar os oito voos semanais regulares”.

Praia de itacarezinho
Praias, como a de Itacareizinho, no município de Itacaré, no sul do estado, são outros atrativos

A FIT é considerada uma das feiras de turismo mais importantes do mundo. Realizado desde o ano de 1996, o evento reúne operadores de turismo, agentes de viagens, hoteleiros, prestadores de serviços turísticos e instituições governamentais. “Nosso objetivo é apresentar destinos baianos aos profissionais do setor e produtos ao público final e assim gerar maior fluxo turístico para a Bahia”, afirma Medrado.

A Argentina é o principal mercado de atuação dentro da América do Sul. Os argentinos sempre buscam os atrativos turísticos do Brasil, principalmente no segmento sol e praia. Segundo a pesquisa Fipe de março de 2015, a Argentina constituiu-se como o principal emissor turístico internacional para a Bahia. De acordo com o Anuário Estatístico Embratur – 2016 (ano base 2015), 77.731 turistas chegaram à Bahia.

Fonte: Ascom/ Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa)