As unidades móveis da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) estão à disposição para receber a população para doação de sangue, na capital e interior do estado. Desta terça (27) a quarta-feira (28), a Base Naval de Aratu recebe o Hemóvel em sua sede, em São Tomé de Paripe. O atendimento ocorre das 8h às 15h.

A outra unidade segue até o município de Rafael Jambeiro, no centro norte da Bahia, onde estaciona na terça (27), na Praça Largo da Liberdade (em frente à Secretaria de Saúde). Já na quarta (28) e quinta (29), o ônibus chega a Santo Estevão, onde atende os candidatos à doação na Praça Humberto Alves Nogueira, em frente ao Colégio Edite Freire, sempre das 8h às 16h.

Na quinta (29) e sexta (30), a unidade móvel vai até a Avenida Paralela, em Salvador, onde atende os estudantes, professores e comunidade acadêmica na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), das 8h às 17h. A campanha tem objetivo de garantir e manter os estoques de sangue nos hospitais do estado.

Foto: Manu Dias/GOVBA
A campanha tem objetivo de garantir e manter os estoques de sangue nos hospitais
(Foto: Manu Dias/GOVBA)

O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário. O Hemóvel precisa interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe – o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores.

Critérios de doação

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar 50 quilos ou mais e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, para cada doação. É necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, além de portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Fonte: Ascom/Hemoba