Nesta quarta-feira (7), feriado nacional do Dia da Independência do Brasil, as unidades da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) não realizam coleta de sangue. Na quinta-feira (8), o funcionamento é normalizado em toda hemorrede. A Fundação possui 25 unidades fixas distribuídas em todo o estado, além de duas unidades móveis.

Em Salvador, o hemocentro coordenador da Hemoba fica localizado na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE). O atendimento aos doadores ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30. Os endereços com as demais unidades da Hemoba podem ser encontradas no site institucional da fundação.

Como doar

O candidato à doação precisa possuir mais de 50 quilos e não deve estar em jejum. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto. Antes do procedimento, o candidato à doação faz um cadastro e depois passa por uma triagem para avaliação clínica. Se não houver nenhum impedimento, a coleta é realizada logo em seguida.


Fonte: Ascom/Hemoba