Pensar a ouvidoria como instrumento de gestão pública foi pauta de reunião entre o ouvidor geral do Estado, José Maria Dutra, e o secretário de Administração do Estado, Edelvino Góes, realizada na última terça-feira (27). O objetivo foi criar parceria entre OGE e Saeb para qualificar o atendimento prestado aos cidadãos e melhorar a gestão pública através de formações da Rede de Ouvidorias Especializadas do Estado. A reunião aconteceu no gabinete do secretário, com a presenças da coordenadora executiva da OGE, Juçara Reis, a coordenadora da Rede de Ouvidorias Especializadas, Fabiana Santos, e a ouvidora da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), Cassiana Rodrigues.

Conhecer a metodologia utilizada pela Saeb, que já utiliza a Ouvidoria como importante instrumento de gestão, e convidar o secretário e a equipe da ouvidoria especializada para realizarem palestras e oficinas nas formações dos ouvidores, que serão realizadas pela OGE, foi a proposta do ouvidor geral. “O modelo da Saeb de instrumentalização da ouvidoria é um exemplo para as demais ouvidorias e para a gestão pública como um todo. Precisamos fortalecer a atuação do ouvidor especializado, formulando estratégias para melhorar o atendimento prestado, mas, mais do que isso, é propor ações concretas que melhorem os serviços públicos a partir dos dados e estatísticas elaborados pelas ouvidorias”, explicou o ouvidor geral, José Maria Dutra.

Para o secretário, a eficiência das ouvidorias está na capacidade da equipe, a sistematização das informações e elaboração e uso das estatísticas para melhoria da gestão. “A formação dos ouvidores é fundamental para qualidade do trabalho realizado e para a estrutura das informações em dados e estatísticas relevantes para a gestão pública estadual. Contribuir para a melhoria da gestão é o principal objetivo da nossa ouvidoria e acredito que teve ser de toda a rede”, disse o secretário Edelvino Góes.

A capacitação da rede será formada por duas oficinas, além de debates e palestras. A primeira oficina será com o ouvidor geral sobre Escuta Empática e a segunda será realizada pela ouvidoria da Saeb, que irá apresentar experiências e estratégias para transformar as ouvidorias do Estado em instrumentos de gestão. A OGE também irá discutir alinhamento de procedimentos do atendimento, prazo de respostas e Sistema TAG. Além disso, o secretário fará uma apresentação em audiovisual para capacitações em toda a Bahia.

Fonte: Ascom/OGE