A população do município de Camaçari e do seu entorno, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), vem sendo beneficiada com uma série de ações e obras realizadas pelo Governo do Estado, em diferentes áreas. Uma das intervenções mais recentes foi a entrega pelo governador Rui Costa do Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Geral de Camaçari (HGC), ocorrido no último dia 16 de setembro. Foram investimentos R$ 2,4 milhões na reforma do centro, que vai atender a pelo menos 25 municípios baianos. Na mesma ocasião, Rui autorizou o início da obra para construção de maternidade, em um terreno ao lado do HGC.

As intervenções para a maternidade começam nesta sexta-feira (16), com serviços de drenagem e esgotamento. A licitação para a construção do prédio deve ser concluída em pouco mais de um mês. A unidade contará com 100 leitos. Também durante a visita ao município, o governador destacou as obras de infraestrutura na Rua da Cascalheira e na Estrada da Cetrel. “Até o final de outubro, estaremos iniciando a obra de recuperação na Cascalheira, que terá um investimento de R$ 8 milhões”, disse.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA
O Centro de Diagnóstico por Imagem do HGC recebeu R$ 2,4 milhões em investimentos
(Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

Rodovias

A BA-530 (Via Atlântica), mais conhecida como Estrada da Cetrel, tem cerca de 15 quilômetros e atende diariamente mais de 2,2 mil veículos que trafegam entre o município de Camaçari e a Estrada do Coco (BA-099). Com conclusão prevista para julho de 2017, a obra de R$ 23 milhões ainda prevê um trecho de ciclovia. Além de favorecer a indústria e o turismo, ela vai melhorar o acesso ao Litoral Norte e beneficiar os 121 mil moradores da região. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), responsável pela recuperação e construção de rodovias estaduais.

Já a Via Metropolitana, cuja obra está em andamento, funcionará como a nova ligação entre a Rodovia CIA-Aeroporto (BA-526) e a Estrada do Coco (BA-099). Com investimento de R$ 22º milhões, a via tem extensão total de 11,2 quilômetros e promete desafogar a região central de Lauro de Freitas. O trecho vai contar com duas faixas por sentido de tráfego. A previsão de conclusão é para março de 2017. A obra é resultado de uma Parceira Público-Privada (PPP) do Estado com a concessionária Bahia Norte.

O Governo também vai recuperar totalmente as vias Benzeno, Eteno, Hidrogênio, Frontal e de Ligação do Polo Industrial de Camaçari. No total são 23 quilômetros de vias do polo requalificadas pelo governo.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Via Metropolitana funcionará como nova ligação entre a Rodovia CIA-Aeroporto e a Estrada do Coco
(Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

Segurança

Na área de segurança pública, o município de Camaçari, assim como toda a RMS, foi beneficiada com a entrega de novas viaturas para a Polícia Militar. No momento, em construção, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Camaçari já tem 33% das obras concluídas. O objetivo é desafogar as unidades de Salvador e Alagoinhas, além de oferecer serviços de forma mais rápida na região metropolitana. O investimento é de R$ 2,1 milhões. A sede também abrigará um necrotério, descentralizando as ações realizadas hoje em Salvador. A escolha de Camaçari se deu pela localização estratégica, permitindo o pronto-atendimento a vários municípios da RMS.

Foto: Manu Dias/GOVBA
Novas viaturas servem aos militares responsáveis pela segurança pública em Camaçari
(Foto: Manu Dias/GOVBA)

Habitação

O município de Camaçari é um dos grandes beneficiadas pelas ações do Programa Minha Casa, Minha Vida realizadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Até o momento, 11 mil unidades habitacionais já foram concluídas. O investimento na construção de 21 conjuntos residenciais soma R$ 711,63 milhões.

Foto: Manu Dias/GOVBA
Onze mil unidades habitacionais já foram concluídas em Camaçari
(Foto: Manu Dias/GOVBA)