Moradores do bairro de Águas Claras, Cajazeiras e região comemoraram com uma série de serviços e atividades culturais a inauguração da segunda etapa da Linha Vermelha, neste domingo (4). Até o início da tarde, os baianos aproveitam o “Curta Bahia” com show do cantor Magary Lord, grupo Stripulia e Tio Paulinho, além de curtirem as opções para todas as idades. O evento foi criado especialmente para celebrar a entrega dos 4,2 quilômetros de vias do sistema viário que, além de valorizar os imóveis de bairros de Salvador, desafoga o trânsito de uma das partes mais movimentadas da capital, entre o bairro de Águas Claras e a BR-324.
Logo no início da manhã, os moradores foram animados com uma aula de dança, organizada com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Cedo também começou a movimentação em frente ao caminhão do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que levou para a segunda etapa da Linha Vermelha emissão de carteira de identidade (RG), carteira de trabalho, CPF e antecedentes criminais, tudo gratuitamente.
Maria do Socorro Nascimento chegou cedo para renovar a carteira de identidade e já estava comemorando as novas obras no bairro de Águas Claras. "Maravilhoso esse serviço do SAC aqui. Dia de semana é difícil ir ao Centro da cidade para fazer esses documentos. Às vezes falta até o dinheiro do transporte, e aqui é tudo de graça. Cheguei logo cedo e vim com os vizinhos todos para aproveitar a oportunidade", falou dona de casa, umas das primeiras a serem atendidas na unidade móvel, que durante o dia vai atender cerca de 150 pessoas da região.
Além desses serviços, o Sistema Fieb (Federação das Indústrias do Estado da Bahia) levou para Águas Claras uma exposição de kits didáticos, orientação profissional para cursos técnicos, orientação odontológica, atendimento ao estudante, orientação de carreira e uma exposição de projetos tecnológicos e de inovação.
Mãe de dois filhos pequenos, a fiscal de estacionamento Kary Patrícia Machado aproveitou para cuidar da saúde bucal da família e recebeu orientações sobre escovação, além de levar um kit de higiene para casa. “Antes de passar aqui, já ‘tirei’ meus documentos e estou achando maravilhosa essa oportunidade de passar um dia diferente e me divertir com as crianças, participar das brincadeiras. Está maravilhoso tudo aqui, essa festa, essa pista nova que trouxe mais segurança para o bairro, um dia muito bom mesmo”, comemorou.
Apesar de tantas opções para os adultos, foram mesmo as crianças que fizeram a festa. Frequentaram a Biblioteca Móvel da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e curtiram os muitos brinquedos infláveis montados especialmente para elas no parque infantil. Entre um pulo e outro na cama elástica, Maria Cecília Bispo contou que estava gostando muito do parque gratuito do lado de casa. “Eu estou achando muito legal, muito divertido. Isso aqui ficou tudo diferente, muito bonito”, explicou a menina.
Inauguração da segunda etapa da Linha Vermelha
Com investimentos de R$ 50 milhões, o sistema viário é formado por uma via marginal à BR-324, com extensão de cerca de dois quilômetros, incluindo um viaduto sobre a Rua Celika Nogueira. O complexo possui ainda alças de acesso à BR-324, totalizando 4,2 quilômetros de novas vias, além de uma pista apta a operar o BRT. Outras intervenções, como ciclovia, passeios com piso tátil, escadas, passagem para pedestres, sinalização e paisagismo, completam a obra.
Seis novas rotas de circulação de veículos foram criadas na região com o novo conjunto de vias, facilitando os acessos aos bairros de Águas Claras, Cajazeiras, além à Via Regional e à BA-528 (Estrada do Derba), que ficam liberados já a partir da próxima quarta-feira (7), feriado da Independência do Brasil. Quem trafega pelo local vai poder se acostumar com as novas possibilidades de rotas em um dia cuja circulação de carros de passeios, motocicletas e ônibus será menor.
As intervenções integram o que será a Avenida 29 de Março, que ligará a Avenida Orlando Gomes, já duplicada pelo Governo do Estado, à BR-324, e que fazem parte de uma obra ainda maior: a Linha Vermelha, corredor transversal que vai ligar Piatã ao Subúrbio Ferroviário.
Entenda as seis novas rotas do sistema viário BR-Águas Claras:
– Da BR-324 para Águas Claras ou Cajazeiras: entra na Via Marginal, desce a primeira à direita, pega o sistema novo e sobe pela Rua Celika Nogueira.
– Da BR-324 (sentido Feira de Santana) para voltar a Salvador ou pegar a Estrada do Derba: entra na Via Marginal e desce na alça de retorno, passando sob o viaduto.
– De Águas Claras ou Cajazeiras em direção à BR-324: desce pela Rua Oswaldo Leal e pega o sistema novo, chegando ao sentido da via que preferir.
– De Salvador para a Via Regional: pega a Via Marginal da BR-324, após a passarela lilás, desce na primeira alça, pega o sistema novo e vai direto.
– Da Estrada do Derba para a Via Regional: passa embaixo do viaduto e segue direto pelo sistema novo.
– Da Estrada do Derba para Feira de Santana: passa embaixo do viaduto e sobe a primeira alça à direita, chegando à nova Via Marginal.
Repórter: Anna Larissa Falcão