A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) concluiu a reforma de mais um posto fiscal, desta vez o de Mucuri, no Extremo Sul baiano. Localizado na BR-101, o posto é um dos principais pontos de passagem de veículos de transporte de carga com destino à Bahia. A unidade recebeu obras de melhoria do ambiente de trabalho dos fazendários e de requalificação da estrutura de atendimento aos contribuintes com mercadorias em trânsito, beneficiando em especial os condutores de veículos de carga.

Nesta primeira etapa de requalificação dos postos fiscais da Sefaz-BA estão sendo contemplados aqueles localizados em rotas de acesso ao território baiano. O primeiro posto a ser requalificado foi o de Vitória da Conquista, entregue em junho. Até o fim do ano, ainda serão entregues as reformas dos postos de Rio Real/Loreto (Norte), Urandi (Sudoeste), Candeias (Região Metropolitana de Salvador) e Antônio Cardoso (região de Feira de Santana). Todos os postos da primeira etapa já passaram pela troca da sinalização interna.

O trabalho de requalificação no posto de Mucuri incluiu pintura geral, renovação da cobertura, revisão das instalações elétrica e hidráulica, requalificação de alojamentos, banheiros, pisos, passeios, pavimentação, gramados, bem como novas sinalizações da parte interna do posto e do trecho da rodovia nas imediações do equipamento.

Foto: Ascom/Sefaz-BA
O posto é um dos principais pontos de passagem de veículos de transporte de carga com destino à Bahia
(Foto: Ascom/Sefaz-BA)

Modernização

Além de atender a uma demanda dos fazendários, melhorando o ambiente de trabalho e requalificando a área de atendimento ao contribuinte, a Sefaz-BA também está ampliando as conexões dos postos fiscais com o sistema corporativo da secretaria, ressalta o secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório.

Com isso, os postos estão gradativamente sendo inseridos no novo processo de fiscalização do trânsito de mercadorias, que, mediante a utilização de aparelhos de leitura ótica, permite aos fiscais ter acesso em segundos às informações sobre imposto devido em cada carga, fornecidos pela Coordenação de Operações Estaduais (COE) da Sefaz a partir dos cruzamentos de dados das notas fiscais eletrônicas. “Mais do que a reforma das instalações, estamos promovendo a modernização dos postos fiscais com vistas a tornar mais eficaz a fiscalização do trânsito de mercadorias”, afirma Vitório.

Novo ambiente

O coordenador do posto fiscal de Mucuri, Osmar Ferreira Coelho, que gerencia a unidade há 22 anos, destaca que o ambiente de trabalho está mais agradável, tanto para o servidor quanto para o caminhoneiro. “Foram instaladas placas grandes, com mais informações, que chamam a atenção do caminhoneiro. A sinalização está muito boa”.

De acordo com a coordenadora de Projetos e Obras da Sefaz-Ba, Maria de Fátima Oliveira, outra obra importante a ser entregue é a construção do novo posto fiscal Bahia-Goiás, localizado no município de Correntina, no Oeste baiano. “Foi necessário construir um novo posto, em local próximo ao antigo, em virtude dos problemas estruturais do prédio original”.

Fonte: Ascom/Sefaz-BA