Jovens do Bairro da Paz e do entorno participaram do 1º Festival Iniciação Esportiva e Lazer, promovido pela Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos (Cempa), em Salvador, nesta terça-feira (13). O evento marcou o primeiro ano de implantação de dois projetos esportivos na escola.

Cerca de 600 jovens são atendidos pelo Projeto Iniciação Esportiva e Lazer do Bairro da Paz, que oferece aulas de futsal, vôlei, basquete, atletismo e karatê. Já o Projeto Iniciação Olímpica promove tênis de mesa para 200 pessoas no Bairro da Paz e no Colégio Municipal São Thomas de Cantuária, em Camaçari.

Para os estudantes, o esporte é uma forma de desenvolvimento social e cuidado com a saúde, mas, sobretudo, de inclusão social. Aluno do 3º ano do Cempa, Luan Gonçalves é cadeirante e descobriu a paixão pelo tênis de mesa após participar do projeto. “Eu não gostava, mas, depois que comecei a praticar, me apaixonei. De lá para cá, nunca mais pensei em desistir. Estou praticando e tenho o sonho de ser um atleta um dia”, conta.

Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Luan Gonçalves descobriu a paixão pelo tênis de mesa após participar do projeto
(Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

Segundo o assessor técnico da Sudesb, Álvaro Oliveira, esses projetos integram outras iniciativas que a superintendência desenvolve em Salvador e no interior do estado. “Em momentos assim, fica evidente o quanto valeu a pena levar o esporte como fator de integração para a comunidade do Bairro da Paz. Estamos vendo a participação maciça dos meninos, o que faz do festival o coroamento desses projetos. É um estímulo para continuarmos trabalhando nesse sentido e expandindo essas ações”.

Repórter: Anna Larissa Falcão