Quatro eventos esportivos com apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), prometem agitar este final de semana na capital e no interior. O município de Senhor do Bonfim, localizado no Centro Norte baiano, vai receber, neste sábado (24) e domingo (25), a 3ª edição do Pró Bike de Mountain Bike – XCM. Em Santo Antônio de Jesus acontecerão as finas dos Jogos da Amizade e em Salvador vai rolar as finais da 4ª Copa Matatu de Futsal e da 3ª Copa Cosme de Farias.

A 3ª edição do Pró Bike de Mountain Bike começa neste sábado, às 18h, quando será realizado o congresso técnico na Praça Nova. Já no domingo, no mesmo local, a partir das 8h, será dada a largada para os mais de 300 ciclistas que vão disputar a prova. A competição, realizada pela Federação Baiana de Ciclismo, soma pontos para o rankingestadual e nacional nas categorias Pró 70 quilômetros – elite feminino, sub 30, máster de 30 a 59 anos – e o Light, com 30 quilômetros para os iniciantes.

Pró Bike
(Foto: Ascom/Sudesb)

Jogos da Amizade

Também no fim de semana, no município de Santo Antônio de Jesus serão realizadas as finais dos Jogos da Amizade – evento criado com o intuito de promover o esporte nas cidades do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá, mobilizando esportistas locais, sobretudo no que tange ao preparo físico –, nas modalidades de futsal, vôlei e basquete.

A cerimônia de abertura acontece no sábado, no Ginásio de Esporte Valdemar Pinto, a partir das 20h, no entanto, as competições terão início mais cedo, às 14h, local onde serão disputadas as partidas de futsal e basquete. Os jogos de vôlei serão realizados no ginásio do IFBA. O torneio é organizado pela Associação de Desenvolvimento Comunitário da Cidadania e do Artesanato do Município de Santo Antônio de Jesus (Adecoarte).

Futebol

Em Salvador, no bairro de Matatu de Brotas, serão disputadas as finas da 4ª Copa Matatu de Futsal e da 3ª Copa Cosme de Farias. A programação começa no sábado, com a disputada da final entre a equipe de Esperança e Jauá, a partir das 16h, no campo de futebol no Vale do Matatu. No domingo, a bola vai rolar para final de futsal, quando as equipes de Araçatuba e Nike FC vão duelar pelo título, a partir das 9h30, na quadra do bairro.

As competições são realizadas pela Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDP) e têm como objetivo o estímulo à prática do esporte, além de impulsionar setores como comércio e serviços nos bairros sedes dos jogos.

Somados os eventos deste final de semana, o Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), está investindo cerca de R$186 mil, aplicados em infraestrutura, material promocional, material gráfico e premiação.

Fonte: Ascom/Sudesb