O ensino da Língua Portuguesa foi o tema central da videoconferência intitulada ‘Indagações sobre o currículo’ e promovida pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), unidade da Secretaria da Educação do Estado, por meio do programa Gestar na Escola. A iniciativa reuniu professores formadores do programa que atuam nos territórios de identidade.

De acordo com a coordenadora geral do Gestar, Admari Cajado. O encontro, que integra uma série de videoconferências realizadas pelo IAT, serviu para que os educadores repensarem o ensino da Língua Portuguesa, “com questionamentos a partir, não só dos conteúdos do currículo, mas também outras questões inerentes, como a questão do desenvolvimento humano, da diversidade cultural, dos direitos dos educandos e dos educadores e do processo de avaliação”.

A formadora do Núcleo Regional de Educação de Alagoinhas (NRE18), Ivana Sacramento salientou que o currículo é feito e materializado a partir dos conhecimentos dos formadores, professores, estudantes e também da cultura dos grupos sociais. “Então, buscamos saber como a cultura está sendo posta no currículo e como ela tem transitado no ensino, nas escolhas que as escolas e os professores fazem em sala de aula”.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado