A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) inicia obras de pavimentação e requalificação em mais 29 ruas na região do Centro Antigo de Salvador. Novas frentes de trabalho do Projeto Pelas Ruas, formado por cinco lotes, sendo quatro em execução, acontecem nos bairros do Tororó, Carlos Gomes, Comércio, Nazaré, Barbalho, Macaúbas e Mouraria. Com investimento de R$ 124 milhões, numa parceria com o governo federal, as ações buscam a melhoria da acessibilidade em mais de 260 ruas da região, formada por 11 bairros. As obras estão sendo realizadas pela Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder).

As obras envolvem recuperação de vias e passeios, com obras de pavimentação e requalificação, abrangendo calçadas com acessibilidade, ladeiras e retirada da fiação aérea em alguns pontos históricos, a exemplo da Rua Chile e Rua Direita do Santo Antônio Além do Carmo.As equipes de Engenharia e do Social trabalham em conjunto, seguindo o planejamento elaborado com antecedência. Dessa forma, o contato com a comunidade que será beneficiada é realizado, previamente, pela equipe do Social da Dircas/Conder. São feitas visitas de campo, nas áreas onde vão acontecer as intervenções, para esclarecer aspectos do projeto aos moradores, comerciantes e representantes de instituições presentes em cada uma das ruas contempladas.

“Num primeiro contato, antes do início das intervenções, vamos, de casa em casa, informando sobre o projeto, seu objetivo e importância. Neste momento também entregamos um folheto explicativo e colocamos à disposição um número de contato telefônico”, explica a coordenadora do Social dos projetos de requalificação urbana da Dircas/Conder, Sydney de Oliveira.

Fonte: Ascom/Companhia de Desenvolvimento do Estado da Bahia (Conder)