O projeto de requalificação urbana na área do Mercado Sete Portas, na Rua Cônego Pereira, foi apresentado aos comerciantes do tradicional estabelecimento pelas equipes de Engenharia e do Social da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) esta semana. Na ocasião, foram explicados os detalhes da ação que já está beneficiando seis ruas da poligonal do entorno da Arena Fonte Nova.

A obra está sendo executada pela Conder e segue o projeto elaborado pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur). O investimento é de R$ 10,5 milhões em todo o projeto com recursos dos governos estadual e federal para a substituição de meio-fio, demolição dos passeios antigos e construção de novos em concreto lavado, com piso podotátil e granito polido, assim como rampas de acessibilidade. Também será construída, ao longo do passeio, uma faixa exclusiva de serviços, com a instalação de postes e lixeiras para deixar livre o acesso de pedestres e pessoas com necessidades especiais, de acordo a norma brasileira de acessibilidade.

Para o gerente do Mercado Sete Portas, Anísio Rodrigues, a iniciativa da Conder é bem-vinda, “Só quem vive diariamente a realidade de mercado, sabe que precisamos de melhorias. Esse contato prévio antes do início das obras é uma oportunidade de colocarmos alguns pontos que achamos necessários. Com o projeto, poderemos oferecer mais conforto aos clientes”. O comerciante cita também a requalificação urbana da Baixa dos Sapateiros, outra obra que está sendo realizada pelo Governo do Estado na região, como exemplo de melhorias para o comércio tradicional da cidade. Há 35 anos no local, Augusto Cerqueira ressalta a importância de a comunidade conhecer o projeto antes da sua execução.

“Sabemos que as melhorias serão significativas, não só para os pedestres, como para os veículos. A equipe que esteve aqui ouviu atentamente nossas sugestões”, enfatizou Rodrigues, referindo-se ao espaço para carga e descarga, além do estacionamento e ponto de táxi. Os comerciantes pediram apoio à equipe da Conder para solicitar pequenas mudanças no trânsito da região. O contato com a comunidade beneficiada é realizado previamente, quando são apresentados os detalhes do projeto, durante visitas de campo e em reuniões agendadas.

“A atividade faz parte das ações planejadas com antecedência nas áreas onde vão ocorrer as intervenções. É o momento para esclarecermos aspectos do projeto e respondermos às dúvidas dos moradores, comerciantes e representantes de instituições presentes em cada uma das ruas contempladas”, explica a coordenadora do Social dos projetos de requalificação urbana da Dircas/Conder, Sydney Oliveira.

Abrangência

A obra de requalificação urbana no entorno da Arena Fonte Nova teve início na Avenida Presidente Costa e Silva, entre o estádio e a Estação da Lapa. As intervenções acontecem também a partir da Avenida Vasco da Gama, tangenciando o Dique do Tororó, até a Arena Fonte Nova; em toda a Rua Djalma Dutra, onde está em andamento; na Avenida Castelo Branco (Vale de Nazaré e subida para a Saúde) e na Avenida J.J. Seabra, entre a Sete Portas e a Estação Aquidabã.

Fonte: Ascom/Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder)