
A obra está sendo executada pela Conder e segue o projeto elaborado pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur). O investimento é de R$ 10,5 milhões em todo o projeto com recursos dos governos estadual e federal para a substituição de meio-fio, demolição dos passeios antigos e construção de novos em concreto lavado, com piso podotátil e granito polido, assim como rampas de acessibilidade. Também será construída, ao longo do passeio, uma faixa exclusiva de serviços, com a instalação de postes e lixeiras para deixar livre o acesso de pedestres e pessoas com necessidades especiais, de acordo a norma brasileira de acessibilidade.
Para o gerente do Mercado Sete Portas, Anísio Rodrigues, a iniciativa da Conder é bem-vinda, “Só quem vive diariamente a realidade de mercado, sabe que precisamos de melhorias. Esse contato prévio antes do início das obras é uma oportunidade de colocarmos alguns pontos que achamos necessários. Com o projeto, poderemos oferecer mais conforto aos clientes”. O comerciante cita também a requalificação urbana da Baixa dos Sapateiros, outra obra que está sendo realizada pelo Governo do Estado na região, como exemplo de melhorias para o comércio tradicional da cidade. Há 35 anos no local, Augusto Cerqueira ressalta a importância de a comunidade conhecer o projeto antes da sua execução.
“Sabemos que as melhorias serão significativas, não só para os pedestres, como para os veículos. A equipe que esteve aqui ouviu atentamente nossas sugestões”, enfatizou Rodrigues, referindo-se ao espaço para carga e descarga, além do estacionamento e ponto de táxi. Os comerciantes pediram apoio à equipe da Conder para solicitar pequenas mudanças no trânsito da região. O contato com a comunidade beneficiada é realizado previamente, quando são apresentados os detalhes do projeto, durante visitas de campo e em reuniões agendadas.
“A atividade faz parte das ações planejadas com antecedência nas áreas onde vão ocorrer as intervenções. É o momento para esclarecermos aspectos do projeto e respondermos às dúvidas dos moradores, comerciantes e representantes de instituições presentes em cada uma das ruas contempladas”, explica a coordenadora do Social dos projetos de requalificação urbana da Dircas/Conder, Sydney Oliveira.
Abrangência
A obra de requalificação urbana no entorno da Arena Fonte Nova teve início na Avenida Presidente Costa e Silva, entre o estádio e a Estação da Lapa. As intervenções acontecem também a partir da Avenida Vasco da Gama, tangenciando o Dique do Tororó, até a Arena Fonte Nova; em toda a Rua Djalma Dutra, onde está em andamento; na Avenida Castelo Branco (Vale de Nazaré e subida para a Saúde) e na Avenida J.J. Seabra, entre a Sete Portas e a Estação Aquidabã.
Fonte: Ascom/Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder)