Como parte do projeto de incentivo à leitura, desenvolvido por educadores do Colégio Estadual Fred Gedeon, localizado no município de Floresta Azul, na região sul, os estudantes da unidade escolar estão apresentando – e indicando – livros que já leram e gostaram aos colegas durante a Semana de Compartilhamento de Experiências de Leitura. A programação foi iniciada no dia 22 de agosto e termina nesta quarta-feira (31).

Segundo a professora de Língua Portuguesa, Maria de Fátima Santana, a atividade foi criada com o objetivo de estimular nos alunos o prazer e o hábito pela leitura. “Durante toda a semana, reservamos 20 minutos do intervalo para que cada estudante fizesse a divulgação de um livro que apreciou ler. Eles apresentaram as obras, através de resenhas críticas e cartazes confeccionados por eles sobre os livros indicados”.

O estudante Marcus Vinícius Bandeira, 16 anos, do 1° ano, conta que a atividade mudou sua prática de leitura. “Este incentivo da escola fez aumentar o meu gosto e ritmo de leitura. Agora estou lendo duas horas por dia. Antes eu ficava semanas sem ler nenhum livro”, conta.

Para Kaylane Rodrigues Silva, 13, do 9º, a semana foi produtiva. “É muito bom poder indicar boas leituras aos colegas e também conhecer outros livros. Eu apresentei a obra ‘Romeu e Julieta’, que li no ano passado, e dentre as indicações dos colegas, o livro que mais me interessou foi ‘O menino do pijama listrado’, que acabou virando filme”.

Quem também gosta muito de ler é a colega Mariana Macedo de Oliveira, 14. “Tenho vários livros em casa e um dos meus preferidos é ‘A menina que roubava livros’ e, por isso, o compartilhei. Agora quero ler o livro ‘Coraline’ porque assisti ao filme e é muito legal”, afirma.

A unidade escolar dispõe de uma sala, onde os estudantes leem livros do acervo em um ambiente propício à prática da leitura. Além disso, os professores das demais disciplinas promovem atividades voltadas para o incentivo à leitura, por meio dos diversos conteúdos trabalhados em cada unidade.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia