A requalificação das vias urbanas e a recuperação de casarões históricos têm melhorado a qualidade de vida de quem mora no Centro Antigo de Salvador. Infraestrutura e saneamento, respeito ao meio ambiente, transporte público e equipamentos comunitários compõem um novo cenário. Para os servidores públicos do Estado da Bahia, a situação tem ficado ainda melhor, com moradia própria garantida na região por meio do Programa Habitacional de Servidor Público (PHSP), também conhecido como Prohabit.

O Prohabit facilita a aquisição de residência para o servidor com mais de dois anos de serviço, que não possua imóvel na Bahia e que tenha renda apurada no Estado de até sete salários mínimos. "Fui no [serviço] social da Conder e eles dispuseram de alguns imóveis e marcaram a data para eu fazer a escolha. Foi nesta oportunidade que eu fui contemplada”, explica a servidora Sandra Reis no primeiro vídeo da série ‘Pelas Ruas’, produzida pela Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia (Secom).

Por meio do programa, a depender da renda apurada do servidor, o crédito, no prazo de 180 meses, é de até 50% do valor da prestação acertada com o banco financiador. Após o término do financiamento, o servidor paga ao Estado o crédito recebido em até 180 meses e taxa zero de juros. Com esta filosofia, o Prohabit já atendeu mais de 25 mil servidores em todo o estado.