Na primeira semana de junho, as unidades móveis da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) atendem os candidatos à doação de sangue e cadastro de medula óssea na capital e no interior do estado. O atendimento faz parte do programa Saúde Sem Fronteiras, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) que engloba serviços itinerantes para levar assistência ao interior da Bahia.

Nesta quarta-feira (1º), o município de Jiquiriçá recebe o Hemóvel, que ficará estacionado em frente à policlínica. Na quinta (2), o ônibus chega à cidade de Mutuípe e fica parado para atender a população em frente à Câmera de Vereadores. Já na sexta (3), é a vez da unidade móvel estacionar em frente à Secretaria de Saúde do município de Laje. Em todas as cidades, o atendimento será das 8h às 16h.

Na capital, na quarta (1º) e quinta (2), o Hemóvel vai até a Base Naval de Aratu, em São Tomé de Paripe. No sábado (4), o Hemóvel estaciona em frente à Igreja Adventista do bairro da Pituba, atendendo os candidatos à doação de sangue das 8h às 17h.

Requisitos para doação

Para doar sangue, é preciso apresentar documento original com foto e ter entre 16 e 69 anos de idade – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. O candidato também deve pesar acima de 50 kg, estar bem descansado e alimentado, evitando alimentos gordurosos, além de não fumar por pelo menos duas horas antes da doação e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.


Fonte: Ascom/Hemoba