Com investimentos de R$ 3,8 milhões em obras e equipamentos, o governador Rui Costa inaugurou, na manhã desta quinta-feira (12), uma etapa da recuperação do Hospital Regional de Eunápolis, que agora conta com dez leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), a primeira no município do Sul da Bahia. Os recursos contemplaram ainda a aquisição de ventiladores pulmonares para novo setor, equipamentos para o centro cirúrgico da unidade hospitalar e um tomógrafo. As entregas são resultados de convênios entre o Governo do Estado e a prefeitura, que incluem ainda a construção de uma ala pediátrica e de uma UTI neonatal, também com dez leitos, ambas com obras físicas já concluídas, faltando apenas serem equipadas.

O Hospital Regional de Eunápolis atende 410 mil moradores, de oito municípios. Segundo o governador, os investimentos na unidade fazem parte da estratégia de regionalizar a saúde pública, levando serviços de alta complexidade para o interior do estado. “Nós ainda vamos acrescentar aos convênios já feitos a entrega de um arco cirúrgico, que vai ajudar muito no atendimento de traumas. Os investimentos aqui se somam ao reposicionamento do Hospital Estadual de Porto Seguro, que vai sair de cinco leitos de UTI para dez. Dessa forma a região contará com 30 leitos de UTI, garantindo o atendimento dos pacientes com mais qualidade e eficiência”.

A comerciante Neuza Santos, 60 anos, mora com cinco pessoas de sua família, entre adultos e crianças, e ressaltou a importância da implantação do novo serviço de saúde no município. “O hospital com a UTI vai melhorar muito o nosso atendimento. Antes, quem precisava ia para Itabuna ou Porto Seguro. Agora não precisa mais. Aqui mesmo na cidade tem o atendimento. Ficar internado perto dos familiares é mais possibilidade de cura e despesa muito menor para a família”.

Outras ações

Também no município, Rui inaugurou a pavimentação de uma rua no bairro Pequi, com cerca de 2,7 quilômetros, e entregou um caminhão-baú e um veículo leve para entidades ligadas à agricultura familiar da região. Dona Benedita Ribeiro vive no assentamento rural Milton Santos, no município de Porto Seguro, e recebeu as chaves dos veículos em nome das três mil famílias que serão beneficiadas. “Com o caminhão, o pessoal da pesca, os agricultores, os feirantes, todos poderão fazer o transporte dos seus produtos sem preocupação. A partir de hoje nossa vida mudou para melhor”.

Rui ainda participou da inauguração de duas unidades básicas de saúde, de uma Academia da Saúde e de uma creche, obras realizadas com recursos federais. Na ocasião, ele parabenizou o município pelos investimentos em saúde e educação. Com as duas novas unidades básicas de saúde, Eunápolis alcançou a cobertura de 93% da população com a atenção básica.

Eunápolis é a centésima cidade visitada pelo governador, em 142 viagens realizadas ao interior. Ainda nesta quinta-feira, Rui também inaugurou duas unidades básicas de saúde no município de Porto Seguro.

Repórter: Raul Rodrigues
Atualizada às 15h30