As condições do tempo na Bahia previstas para os próximos dias devem ter poucas mudanças, principalmente em relação às chuvas. A massa de ar quente e seco continua sendo o sistema meteorológico predominante, o que deve manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas em grande parte do estado.

Essa situação é mais evidente na faixa centro-oeste e norte, onde, além de deixar o céu ensolarado, a massa de ar também está refletindo na redução dos índices de umidade relativa do ar, que podem atingir valores inferiores a 30% em algumas localidades. Esses níveis são considerados preocupantes, pois o ideal para o conforto humano é de 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O predomínio dessa massa de ar também favorece a elevação das temperaturas, principalmente durante o período da tarde, quando as máximas podem chegar aos 37°C. O oposto ocorre durante a madrugada, quando há uma queda nessas temperaturas, que podem chegar aos 16°C (mínimas).

Para as regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, também estão previstas baixas temperaturas (mínimas de até 13°C) e a previsão é de céu parcialmente nublado a claro com pouca possibilidade de chuvas. Essa previsão de temperaturas baixas e umidade elevada aumenta as chances de ocorrer neblina, sobretudo durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã. Com isso, as atenções devem ser mantidas, principalmente, nas estradas durante esse período.

Já para as regiões do Recôncavo, nordeste e sul, onde o céu deve se manter parcialmente nublado, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico podem contribuir para a ocorrência de chuvas fracas. No entanto, as maiores chances são para as regiões do Recôncavo e sul, sendo as chuvas mais frequentes durante a noite e nas primeiras horas da manhã.

Salvador e RMS

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, a umidade vinda do Oceano Atlântico continua sendo o sistema meteorológico que deve predominar nos próximos dias, quando mantém o céu parcialmente nublado na maior parte do período. Mesmo assim, as chuvas previstas devem ser passageiras, com fraca intensidade e mais frequentes durante a noite e nas primeiras horas da manhã.

De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), mesmo com essa previsão de poucas chuvas, as temperaturas na capital baiana serão mais amenas, com valores que devem oscilar entre 22°C (mínimas) e 31°C (máximas).

Maré e radiação

Para o período entre sexta-feira (13) e domingo (15), a maré deve atingir a altura máxima no período entre 9h e 12h e entre 21h e 00h, com valores variando de 1,5 a 2,2 metros. Já as alturas mínimas devem ser registradas no período entre 3h e 6h e entre 15h e 18h, com valores variando de 0,6 a 1,2 metro. As ondas previstas devem ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

No mesmo período, os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) continuam variando de 09 a 10. Estes índices estão classificados pela OMS na categoria ‘Muito Alta’, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados à radiação solar, principalmente das 10h às 16h. Para evitar danos à saúde, é recomendado o uso de protetor solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves.


Fonte: Ascom/Inema