Pescadores e piscicultores da região sudoeste da Bahia serão beneficiados, nesta semana, com ações da Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), que visam fomentar a pesca e a piscicultura na região. As atividades – que envolvem o cadastramento dos profissionais em programas sociais e de crédito, e a distribuição de alevinos (filhotes de peixes) – serão realizadas nestas quarta (1º) e quinta-feira (2), nos municípios de Malhada e Carinhanha.

Malhada

Na quarta-feira, cerca de 100 pescadores e piscicultores de Malhada serão cadastrados no CadCidadão, sistema que registra a situação social e econômica dos profissionais e encaminha-os para programas sociais e de crédito dos governos federal e estadual. O cadastramento será realizado na colônia de pescadores Z-59, das 8h30 às 17h.

“O cadastro no sistema é imprescindível para que os profissionais obtenham a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento emitido pela Bahia Pesca indispensável para acesso a políticas públicas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa de Aquisição de Alimentos e o de Habitação Rural”, explicou o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.

Carinhanha

Ainda neste primeiro dia de ações, será realizada a distribuição de 50 mil alevinos de tilápias para os piscicultores de Carinhanha que já possuem tanques-rede em atividade, beneficiando 50 famílias da região. A entrega dos animais acontece na colônia de pescadores Z-33.

Na quinta-feira é a vez dos piscicultores e pescadores da cidade serem beneficiados com o cadastramento no CadCidadão e DAP. Cerca de cem pessoas devem ser cadastradas. O evento acontece na Câmara de Vereadores da cidade, das 9h às 17h, durante um encontro de pescadores e piscicultores da região realizado pela Colônia Z-33.

Fonte: Ascom/Bahia Pesca