Na próxima sexta-feira (6), a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) lançam oficialmente a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, no município de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul baiano. O evento acontece às 10 horas, no Clube Kaikan, com a presença do titular da Seagri, Vitor Bonfim, e do diretor-geral da Adab, Oziel Oliveira.

A região de Teixeira de Freitas é o berço da pecuária baiana, detentora do maior rebanho bovídeo do estado, com cerca de 1,6 milhão de animais, distribuídos entre os mais de 21,6 mil criadores e 13.435 mil propriedades. Segundo Bonfim, o local para o lançamento oficial da campanha foi estrategicamente escolhido, já que o Produto Interno Bruto (PIB) do município está bem concentrado na agropecuária.

Já Oziel Oliveira destacou que, apesar da seca que atinge essa região, Teixeira de Freitas respondeu com índice vacinal de 97,22% na mesma etapa de 2015, graças ao empenho dos servidores da Adab e o compromisso dos criadores, prevenindo a sanidade do rebanho da região e contribuindo para uma pecuária cada vez mais segura em toda a Bahia.

Os criadores baianos têm até o dia 31 de maio para vacinar todos os bovinos e bubalinos contra a febre aftosa, independente da faixa etária. O prazo para declarar a aplicação das vacinas vai até o dia 15 de junho, nos escritórios da Adab, distribuídos estrategicamente para atender os 417 municípios do estado. Os mais de 11 milhões de bovídeos representam o maior rebanho da região Nordeste, que tem apresentado, nos últimos anos, uma estabilidade sanitária referenciada nacionalmente.

Fonte: Ascom/Seagri