A Polícia Militar da Bahia (PMBA) comemora nesta sexta-feira (6), às 9h, os cinco anos da Base Comunitária de Segurança (BCS) Calabar e Alto das Pombas, a primeira instalada no estado. O evento comemorativo será realizado em frente à base e reunirá moradores da localidade, policiais militares e parceiros dos projetos.

Na programação estão previstas apresentações de alunos da comunidade atendidos pelos projetos ‘Primeiro Som’ e ‘Luta Cidadã’, nos quais policiais militares ministram aulas gratuitas de música e judô, respectivamente, além de homenagens a policiais militares e parceiros da BCS/Calabar.

Desde a instalação da BCS/Calabar, houve uma redução de 90% de redução nos crimes contra a vida, sendo registrados três homicídios nestes cinco anos. Atualmente, a PM atende no bairro 179 alunos em projetos que envolvem aulas de música, de reforço escolar e de esporte, estreitando assim a relação da polícia com a comunidade por meio de ações de inclusão social.

As Bases Comunitárias de Segurança integram o Programa Estadual Pacto pela Vida, que tem como objetivo reduzir os crimes contra a vida e contra o patrimônio, além de desenvolver ações sociais para contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos moradores destas localidades.

Fonte: Ascom/PMBA