Nesta sexta-feira (6), o Programa Estadual Pacto pela Vida comemora os cinco anos da instalação da primeira das 17 Bases Comunitárias de Segurança da Bahia. As bases têm como objetivo reduzir os crimes contra a vida e contra o patrimônio, além de desenvolver ações sociais para contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos moradores das localidades em que as bases estão instaladas.

Dentro do programa Pacto Pela Vida, do Governo do Estado da Bahia, são realizadas ações de inclusão social, entre estas, o Projeto Luta Cidadão, que inclui a participação de crianças e adolescentes na prática do esporte. Aulas de judô, karatê, jiu jitsu, muay thai e boxe são ministradas pelos próprios policiais militares, que veem o esporte como uma ferramenta para evitar o mundo das drogas.

Para o soldado Kleber Reis, a prática do esporte é capaz de mudar o comportamento dos jovens. “A gente quer sair do determinismo de que a pessoa que nasce numa comunidade violenta tem que ser violenta também. Nós mostramos pra esses jovens que eles podem ser aquilo que eles querem ser”.

Desde a instalação da Base Comunitária de Segurança (BCS) Calabar e Alto das Pombas, houve uma redução de 90% de redução nos crimes contra a vida. O evento comemorativo será realizado acontece às 9h desta sexta-feira (6), em frente à base e reunirá moradores da localidade, policiais militares e parceiros dos projetos.