O Parque Zoobotânico Getúlio Vargas promoveu capacitação de manejo de animais para a Guarda Municipal de Lauro de Freitas nesta terça (10) e quarta-feira (11). A idealização foi um pedido do grupamento, que pôde ter ensinamentos sobre captura, nutrição e equipamentos de segurança para a atividade.
No primeiro dia, os técnicos do Zoológico abordaram conhecimentos de répteis e a nutrição animal. Já no segundo dia, os mamíferos e as aves foram destacados. O médico veterinário do Zoo, Vinícius Dantas, que ministrou a capacitação ao lado do técnico em herpetologia Thiago Nilo e do biólogo Victor Curvelo, enfatizou a participação do Parque em ensinamentos voltados para fauna.

“O Zoológico se encaixa nesta parte de informação para eles. Através deste curso, é possível que o grupamento conheça mais sobre os animais, suas características, os materiais que são utilizados para o manejo e que fazem com o animal e a própria pessoa que está manejando tenha segurança”, disse o médico veterinário.

Na ocasião, Paulo Leite, um dos guardas municipais participantes, relatou que em Lauro de Freitas essas técnicas serão bastante usadas, já que é comum aparecerem animais silvestres, como jiboias, micos e corujas. Segundo ele, o grupamento realiza trabalhos deste tipo três vezes por semana.

“Essa capacitação é muito importante, pois cada membro vai ficar apto a capturar e resgatar esses animais de forma segura e consciente. Através disso poderemos estar e mantendo o equilíbrio ecológico de Lauro”, afirmou Leite.

Fonte: Ascom/Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema)