Como parte do processo eleitoral do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), acontece nesta quarta-feira (4), a assembleia da comunidade acadêmica. As organizações candidatas e aquelas aptas a votar devem comparecer à sede do órgão, no Pelourinho/Centro Histórico de Salvador, às 18h. As inscrições podem ser feitas até o início das eleições. O edital e documentos complementares estão disponíveis no site da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial. www.sepromi.ba.gov.br.

A vaga oferecida tem direito à suplência, mandato de dois anos e possibilidade de recondução. Os novos integrantes serão escolhidos por instituições legalmente constituídas há pelo menos três anos e com comprovada atuação no campo do combate ao racismo e da promoção da igualdade racial.

Sobre o Conselho

Com 28 anos de existência, o CDCN é formado por 21 conselheiros, sendo seis do poder público e 15 da sociedade civil, com igual número de suplentes, envolvendo ainda os segmentos de imprensa, afoxé, quilombo rural, capoeira, quilombo educacional, mulher negra, juventude, irmandade, cristão, religião de matriz africana, bloco afro e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA).

A finalidade do Conselho é estudar, propor e acompanhar as medidas de relacionamento dos órgãos governamentais com a população negra, além do controle social, buscando resgatar o direito à sua cidadania plena e participação na sociedade. Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone (71) 3117-1553 ou email cdcn@sepromi.ba.gov.br.

Fonte: Ascom/Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi)