Há 18 anos atuando como enfermeira na corporação, a cabo Andreia foi uma das primeiras a buscar informações no Balcão Previdenciário, nesta quarta-feira (18), no serviço itinerante da Previdência Estadual, vinculada à Superintendência de Previdência do Estado (Suprev). O atendimento ocorre na unidade do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, na Avenida ACM, em Salvador, onde continua até esta quinta (19), das 8h30 às 17h30. “Esse serviço é […] muito interessante, pois tira nossas dúvidas e nos ajuda a tomar decisões, tendo informações precisas, além de otimizar o tempo, uma vez que o [Balcão] veio até ao público-alvo demonstrando atenção às necessidades do servidor", disse Andreia.

A expectativa é que aproximadamente 100 servidores sejam atendidos por dia. Para o soldado Alves, que solicitou informações sobre possíveis mudanças na legislação previdenciária, a visita do Balcão foi oportuna. "A ação aqui, em nosso posto de trabalho, nos traz comodidade". No Balcão Previdenciário, os servidores podem tirar dúvidas sobre a provável data da aposentadoria, averbação de tempo, abono de permanência, auxílio-reclusão, pensão como benefício previdenciário e gratificações, além de informações sobre fundos previdenciários. A ação é realizada pela superintendência em parceria com a Coordenação de Valorização do Servidor da SSP, e o atendimento feito por analistas da Suprev.

Para o tenente-coronel Genilson, a ação é importante para que os servidores se preparem e se orientem sobre benefícios previdenciários de maneira segura. "Aqui eles [têm] acesso a uma gama de informações que vai embasar as possíveis decisões que eles venham a tomar". De acordo com o superintendente de Previdência do Estado, Pedro José de Araújo, um dos objetivos da ação é levar informação de qualidade ao servidor. "Muitas vezes ele deixa de usufruir os seus direitos e não solicita, em tempo hábil, por desinformação".

Adesão voluntária

Tendo como principal objetivo a sensibilização dos servidores ativos para as questões previdenciárias, que têm início com o ingresso no setor público, o programa também visa facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela Previdência Estadual, disponibilizando-os no local de trabalho dos funcionários. Criado em outubro de 2011, o Balcão foi acolhido pelos órgãos estaduais que, mediante adesão voluntária, disponibilizam as condições necessárias para o atendimento, como espaço físico e equipamentos. Desde o início do programa, cerca de cinco mil servidores foram atendidos – foram mais de 10 mil serviços prestados ao longo das visitas.

Os gestores interessados em aderir ao programa devem acessar o Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) e clicar no ícone ‘Balcão Previdenciário’ para imprimir o formulário ‘Adesão ao Balcão Previdenciário’. O documento deve ser encaminhado à Suprev pelo e-mail balcaoprevidenciario@saeb.ba.gov.br ou pelo fax (71) 3271-3888. Outras informações podem ser solicitadas pelo telefone (71) 3116-5710.

Fonte: Ascom/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)