‘Ação, reação: a caminhada é vida!’. Levando esse lema, o grupo de ginástica do Projeto Iniciação Esportiva e Lazer, que tem o apoio e supervisão do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), mobilizou nesta quarta-feira (11) a comunidade do Bairro da Paz, em Salvador, durante sua primeira caminhada. O evento foi organizado para marcar Dia das Mães, comemorado oficialmente no último domingo (8), e também para chamar a atenção dos moradores para a adoção de hábitos saudáveis.

Animação e bom humor tomaram conta da turma durante todo o trajeto. Entre os transeuntes e os que passavam de carro ou de ônibus, a curiosidade em ver o grupo cantando e se exercitando. Os alunos saíram da entrada do bairro, na Avenida Paralela, em direção ao Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos (Cemp), situado no Bairro da Paz. Um café da manhã e a palestra sobre ‘Dicas de alimentação saudável’, com a nutricionista Tilda Moreira, completaram a atividade.

O grupo foi formado recentemente e a cada dia mais pessoas buscam a atividade. Atualmente, quase 40 integram a turma. As aulas são ministradas duas vezes por semana, nas dependências do Cempa e também no campinho de futebol próximo à escola. Participantes novos do grupo, o casal Luine Roberto, 57 anos, e Cláudia Nunes, 48, não escondem a empolgação.

"Nós estávamos procurando uma atividade para sairmos do sedentarismo. Soube das aulas por uma vizinha e viemos tomar parte. Estamos gostando. O projeto é bom para as crianças e ótimo para a gente", disse Luine, que teve a declaração endossada por sua esposa. "Ele é aposentado e eu sou dona de casa. É bom para ocupar a mente e também para emagrecer. Estou amando a atividade".

Sobre o projeto

O Iniciação Esportiva e Lazer atende, além dos adultos da ginástica, crianças e adolescentes, duas vezes por semana, nas modalidades de futsal, vôlei, basquete, atletismo e karatê. Com exceção dessa última, que acontece base comunitária de segurança, as demais aulas são ministradas no Cempa.

Para implementar sua execução, a Sudesb, vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), conta com recursos próprios e também da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), além de aporte financeiro do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep). Somados, os 20 projetos beneficiam a quase 20 mil pessoas, em um investimento de cerca de R$ 10 milhões. A durabilidade de cada convênio é de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Ascom/ Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb)