A delegação baiana com sete atletas de bicicross está em Medelín, na Colômbia, para a disputa do Campeonato Mundial de BMX, que será realizado de quarta-feira (25) a domingo (29). Com chances de medalha no feminino, a atleta Paola Reis Santos, 16 anos, viajou com passagem de ida e volta cedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Além de Paola, que vai disputar na categoria júnior, fazem parte da delegação os atletas Gabriel Santana (boys 14), Caio Carvalho Silva e Jaldo Caribé Filho (boys 16), Leonardo Gonçalves, Leonardo Cazé dos Santos e Taíse Lanusa de Souza (cruiser), e Cezar Alexandre Moraes (máster). Todos são da Associação de Bicicross de Salvador (ABS).

Projeto

Revelada por meio do Projeto Pedal, da Associação de Bicicross de Salvador, Paola Reis já acumula diversos títulos importantes, sendo considerada uma promessa nacional na categoria. A atleta garantiu a única vaga brasileira do mundial, quando foi campeã Sul-Americana júnior, em 2015.

Tricampeã brasileira de BMX, ela espera subir ao pódio e confirmar o favoritismo. “Esta é uma prova importante e tenho treinado muito para superar os desafios. Se Deus quiser e com muito trabalho, voltarei para o Brasil com medalha no mundial”, disse.

Karatê

Já o carateca baiano Milton Menezes, 25 anos, está no Rio de Janeiro onde disputa, até domingo (29), o Campeonato Pan-Americano de Karatê. Primeiro lugar do ranking nacional, na categoria Kumitê (luta), de 75 kg, o atleta viajou com apoio da Sudesb, que disponibilizou passagens de ida e volta.

Em 2015, Milton Menezes conquistou o título de campeão Pan-Americano por equipe Kumitê e 5º lugar no individual, 3º lugar no Premier League da Indonésia, 5º lugar no Open de Paris, 5º nos Jogos Sul-Americanos e 3º no Open de Las Vegas. O Pan-Americano de Karatê é realizado pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK), com o apoio das federações estaduais.

Fonte: Ascom/Sudesb